Quem somos

Você conquistou um lugar em uma das melhores faculdades do país! Depois de todo esforço, noites mal dormidas, de tantas provas, finalmente você pode curtir essa mais que merecida vitória! Com certeza você batalhou muito para chegar até aqui, mas nunca esqueça que alguém MUITO especial sempre esteve olhando por você, te dando forças nos momentos difíceis, te carregando no colo quando nada mais parecia dar certo... Protegendo-te e abençoando em toda a tua caminhada rumo à aprovação.


Esse alguém é Jesus Cristo! 


E não é agora que você conseguiu entrar na faculdade que Ele vai te abandonar, ou que você vai abandoná-lo, não é? A universidade também é um ambiente onde Deus habita e continua rogando por nós.


Sendo cristão ou não, dê uma olhada no que a Unicamp tem para te oferecer. Nós, da Pastoral Universitária e dos Grupos de Oração Universitários, da Igreja Católica Apostólica Romana, estamos aqui para te acolher e orientar no que for preciso. Somos uma família unida em Deus, e você está convidadíssimo a conhecê-la e fazer parte dela bixo, seja bem vindo e que Deus abençoe essa sua incrível jornada que se inicia aqui na UNICAMP!



PASTORAL UNIVERSITÁRIA


Jovem Universitário você está prestes a começar uma nova fase da sua vida e a Pastoral Universitária também quer estar presente nesse momento. A PU oferece-te um espaço, um ambiente e uma experiência em que poderá se sentir mais próximo de outros universitários, mas útil ao próximo e mais rico na Fé.


Não se esconda no seu “mundo” universitário e venha descobrir e viver experiências preparadas exclusivamente para você!


Temos como objetivo sensibilizar os alunos, funcionários e professores para a mensagem de Cristo dentro do espírito eclesial, propondo um diálogo sério entre fé e cultura. Nesta missão, pretende-se fazer jus a uma das frases que Bento XVI proferiu em uma de suas palestras na Universidade de Resenburg: “Não atuar segundo a razão é contrário à natureza de Deus”.


A Universidade é o âmbito privilegiado em que se realiza e desenvolve a vocação do Homem ao conhecimento e na qual alunos e professores, através do estudo e da investigação, vão construindo e consolidando o laço constitutivo da humanidade com a verdade.


O caminho a percorrer é a busca incessante de respostas às perguntas essenciais sobre o sentido da vida, da felicidade, da plena realização e da verdade.


Para ser cristão, não basta aderir a um sistema ideológico e doutrinal ou a observância de certos fragmentos de tradições cristãs. Ser cristão é aderir à pessoa de Jesus, aceitando-o e tendo-o como amigo próximo, como companheiro eleito, como amor eterno. É para Ele que vamos.




Para mais informações sobre a Pastoral Universitária, visite:


http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/educacao-e-cultura/setor-universidades


www.pastoraluniversidade.blogspot.com


***

GOU's - GRUPOS DE ORAÇÃO UNIVERSITÁRIOS


O Projeto Universidades Renovadas surgiu de um sonho colocado no coração do estudante, Fernando Galvani. Deus lhe deu uma passagem bíblica em Atos 5:28 que é a moção do Espírito Santo para todo o Projeto Universidades Renovadas.


“Não vos admoestamos expressamente que não ensinásseis nesse nome? e eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina” Atos 5:28


A passagem mostra Jerusalém - capital religiosa da época - coberta de doutrina de Deus, mesmo diante das dificuldades e perseguições que os primeiros cristãos sofriam. E refletindo sobre tudo isso, Fernando observou que no meio universitário os cristãos sofrerem perseguições assim como sofriam os discípulos. Daí veio o desejo profundo de encher as universidades do amor de Deus e, mais do que isso, o sonho de ver as Universidades Renovadas.

Por isso a evangelização no meio universitário se faz extremamente necessária e urgente. Entretanto, qualquer trabalho de evangelização só será frutífero e duradouro se realizado no poder do Espírito Santo de Deus.


O Ministério Universidades Renovadas consiste em incentivar a formação de Grupos de Oração Universitários (GOU’s), para que, ao sair da faculdade, o aluno entenda o plano de Deus na sua profissão e exerça a sua vocação profissional com dignidade, ética, respeito ao homem e a certeza de que "se eu não mudar, nada vai mudar."





Sabemos que o homem tem sede de Deus e o coração humano tende para Deus. O ministério é, em muitas instituições de ensino superior, essa fonte que sacia a sede em muitos corações. E isso se dá porque temos entre nós um forte sentimento de família, o que nos motiva e nos dispõe à doação total, já que o grupo representa também um suporte, um local de encontro, de festa e de perdão, onde Deus derrama graças e bênçãos, reavivando o sonho de renovar o mundo, começando pela renovação do coração até chegar às estruturas de nosso ser, quebrando a injustiça, corrupção, miséria e toda discordância de nossa vida para com o projeto de Cristo em nossa vida. Nosso sonho não é diferente do sonho da RCC (Renovação Carismática Católica), do sonho da igreja, do sonho de Jesus: estabelecer a cultura de pentecostes, implantar o reino de Deus, dar a vida para que todos sejam UM.
“A visão gera um sonho, o sonho gera uma motivação, a motivação gera ações e as ações geram transformações.”


Para mais informações sobre o MUR e a RCC, visite:
www.pur.com.br
www.rccbrasil.org.br


Para aprofundamento sobre questões teológicas, nossos grupos de oração tem um blog de formação:
berakanau.blogspot.com


E temos um presente pra você! Baixe algumas músicas que dizem um pouco sobre nós e nosso ministério e missão!


***

CRISTÃOS UNICAMP




Somos gente! Gente que já foi bixo como você. Gente que conhece muito bem essa selva em que você acaba de entrar. Gente que se importa com você. Gente que tá a fim de ajudar!


ABU, Toca do Estudante, GDC, Impacto, MPC, Célula do Gramado, BG Holiness, GOU, enfim, somos vários tipos de gente! Uns mais esquisitos outros mais convencionais, mas é tudo gente, e gente que tem algo em comum: a AMIZADE. Somos gente que quer ser seu amigo!


Não nos preocupamos com nomes, placas, títulos ou religião. Apenas queremos que você nos veja como pessoas com quem pode contar. Em cada instituto ou faculdade haverá alguém disponível pra te ajudar nessa nova etapa da vida e te dar todo apoio necessário!

Para mais informações e contatos visite http://www.cristaosunicamp.org/, e encontrará muitos amigos dispostos a te ajudar!