Moradia

Programa de Moradia Estudantil – PME




O PME está situado a cerca de 6 km da Unicamp e foi criado com o objetivo de viabilizar a vida acadêmica dos estudantes que apresentam necessidades de ordem socioeconômicas e dificuldades de moradia. Para ocupar uma das vagas na Moradia Estudantil, os alunos de graduação e pós-graduação podem se inscrever no processo seletivo do SAE,


seguindo o calendário e normas vigentes, desde que estejam regularmente matriculados. Os critérios são semelhantes aos das bolsasauxílio, através de análise socioeconômica. O Conjunto Habitacional está disposto numa área de 55 mil m² sendo 225 casas de 60 m², com


capacidade para abrigar 4 estudantes. Além disso, possui mais 28 estúdios de 46 m² destinados a casais ou alunos com filhos, num total de 900 vagas nas casas e 54 adultos nos estúdios. O PME também apoia cerca de vinte projetos socioculturais, que são desenvolvidos por alunos com bolsa-trabalho e voluntários, aberto à participação da comunidade interna e externa, propiciando uma área de estudos e produção intelectual, incentivando a formação interdisciplinar; a integração entre o estudante e a comunidade externa, melhores condições para a criação intelectual e a livre manifestação cultural.


Localização


Av. Santa Isabel, 1125 – Barão Geraldo
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h30
Fones: 3289-7498 e 3289-9621
http://www.pme.unicamp.br/
moradia@unicamp.br


A melhor pedida para se chegar à Moradia é usando o Busão da Moras, pra pegá-lo é só consultar os horários e pegá-lo no ponto de ônibus proximo ao Restaurante Universitário (RU, vulgo Bandejão).


Consulte os horários aqui!


Se tiver disposição pode fazer o trajeto andando da Unicamp até a Moradia
Clique aqui para o trajeto




A Moradia é também servida pelas linhas de ônibus:


320-Real Parque
324-Real Parque
327-Real Parque (Indústrias)
325-Vila Santa Isabel
326-Jardim Independência


Os ônibus destas linhas partem do Terminal Barão Geraldo e têm parada em local próximo aos portões de acesso à Moradia Estudantil.




APRESENTAÇÃO




Projetada pelo arquiteto Joan Villá, a construção da Moradia Estudantil da Unicamp foi iniciada em 1989 e finalizada no ano seguinte.


Em 4 de dezembro de 2001 foi criado através da Deliberação CONSU-A-24/01 o Programa de Moradia Estudantil(PME), órgão ligado à Reitoria da Unicamp, para aprimorar o que já vinha funcionando como residência estudantil desde 1989.


A Moradia Estudantil da Unicamp ocupa uma área total de 55.000 m², sendo 22.000 m² de área construída, contando com 226 casas (com capacidade para 4 estudantes), 27 estúdios (destinados a casais), 13 salas de estudo, 4 centros de vivência e 1 campo de futebol.


Está localizada a 3 km do campus, na Vila Santa Izabel, distrito de Barão Geraldo.


A direção do PME é exercida deliberativamente por uma Coordenação Deliberativa do Programa de Moradia Estudantil e administrativamente por um Coordenador Executivo, assessorado por um Conselho Consultivo. A Coordenação Deliberativa é a instância máxima do PME.




MISSÃO




"Possibilitar uma moradia de qualidade aos estudantes menos favorecidos sócio-economicamente, proporcionando um espaço de: convivência, discussão e reflexão; produção e divulgação de saberes culturais e científicos; integração com a comunidade interna e externa".




ESTRUTURA DA MORADIA




Trata-se de um programa de moradia destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RCM). Os alunos que moram nesses arredores, mediante circunstâncias especiais e avaliadas pelo SAE, também poderão fazer uso da moradia.


Estrutura e Funcionamento


O Programa de Moradia Estudantil da Unicamp é constituído por unidades de sala e quarto com quatro vagas e estúdio para famílias, no local conhecido como Moradia da Unicamp.


O objetivo é viabilizar a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp que encontrem dificuldades financeiras, proporcionar um espaço de discussão sobre as questões concernentes à Academia, bem como uma área de estudos e produção intelectual, incentivando a formação interdisciplinar a partir, inclusive, da integração dos estudantes com a comunidade externa. Sobretudo, busca-se oferecer melhores condições para criação intelectual e a livre manifestação cultural dos estudantes em um local de acesso à Universidade.


Quem pode participar e como?


O Programa de Moradia Estudantil destina-se à moradia gratuita de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação stricto sensu, oferecidos pela Universidade Estadual de Campinas.


A admissão de estudantes ao PME deverá ser feita mediante Processo Seletivo, baseado em critérios socioeconômicos, realizado anualmente por assistentes sociais da Unicamp, respeitando-se o número de vagas disponíveis na época de Seleção.


O período de ocupação da Moradia é o prazo máximo de integralização sugerido para o curso de ingresso na Unicamp do estudante selecionado pelo programa.


Informações sobre gasto mensal de eletricidade e consumo de água podem ser obtidas na deliberação CEPE nº 04/05.


Vagas e valores disponíveis


O Programa de Moradia Estudantil disponibiliza 900 vagas. São 04 (quatro) alunos acomodados em casas e 27 (vinte e sete) estúdios para casais.


São atendidos os alunos do campus de Campinas e, também, das unidades FT, FOP e FCA.




Para informações detalhadas de todos os processos de bolsas auxílio oferecidos pela Unicamp, visite o site do SAE - Serviço de Apoio ao Estudante.


E fique de olho no calendário bixo! Não perca nenhuma das datas!


Documentação


A documentação a ser apresentada no Processo Seletivo 2011 depende de o aluno possuir ou não processo junto ao Serviço Social do SAE, bem como de tal documentação estar ou não completa no Processo Seletivo do ano passado. Alguns esclarecimentos são pertinentes:
Se você nunca participou do Processo Seletivo do SAE ou não está participando do Processo Seletivo atual, então você deverá seguir todos os procedimentos indicados na inscrição on-line e trazer a documentação completa de todos os membros do grupo familiar . Lembre-se sempre de informar de maneira correta a atividade dos membros do seu grupo familiar, pois ela determinará os documentos de renda a serem entregues.
Se exerce alguma atividade remunerada (bolsa de iniciação científica, estágio, emprego formal, etc), você pode participar regularmente do Processo Seletivo. Na hipótese de você vir a perder algum tipo de renda, a análise da sua nova situação será facilitada e e o Serviço Social irá requisitar apenas um conjunto limitado de documentos que comprovem a mudança de situação. Caso contrário você terá que trazer todos os documentos quando quiser registrar a mudança de situação.
Os calouros deixaram de ser calouros em agosto! Lembrem-se de que o processo em que participaram em fevereiro/março é válido para auxílios até dezembro (moradia) e fevereiro do próximo ano (Bolsas Auxílio Social – antiga Bolsa Trabalho –, Alimentação e Transporte). Se não participarem deste processo, não poderão concorrer aos auxílios.


Se você participou do Processo Seletivo como veterano ou calouro, o sistema irá automaticamente verificar o status da sua documentação. Podem ocorrer 3 situações distintas:


1. Candidato não possui ficha de inscrição confirmada, ou a documentação não está completa:


Neste caso, o candidato deverá trazer toda a documentação própria e dos membros do seu grupo familiar, conforme consta na lista de documentação completa. Observe que além da documentação pessoal de cada membro do grupo, deve ser também apresentada a documentação de renda de cada membro do grupo familiar. Portanto, observe com bastante atenção a atividade econômica associada a cada membro do seu grupo familiar a fim de evitar equívocos de documentação. Para conhecer a documentação completa, consulte o link documentação completa.


2. Candidato possui ficha de inscrição confirmada e documentação completa mas houve alteração no grupo familiar:


Neste caso, devem ser trazidos os documentos que comprovem a alteração do grupo familiar (nascimento, morte, separação, casamento, etc.). Se houver aumento do grupo familiar, os documentos pessoais e de renda (quando for o caso) do novo membro devem ser também trazidos. Para conhecer a atualização de documentos que devem ser entregue relativos ao novo membro do grupo familiar, consulte o link alteração do grupo familiar.


3. Candidato possui ficha de inscrição confirmada e documentação completa e o grupo familiar está inalterado:


Neste caso, o candidato deve entregar a atualização dos documentos de renda dos membros do seu grupo familiar e, além disso, um subconjunto dos documentos obrigatórios, não sendo necessária a entrega de documentos pessoais dos membros do grupo familiar. Para saber o conjunto de documentos que deve trazer, bem como alguns esclarecimentos sobre os documentos, consulte os links: documentos anuais gerais e documentos anuais de renda de cada membro do grupo familiar por atividade declarada.


Candidatos estrangeiros: os candidatos estrangeiros devem apresentar documentação específica de situação regular com a Polícia Federal. Se o candidato já participou do Processo Seletivo do ano anterior, deverá trazer cópia do passaporte que comprove a situação regular no país. Para candidatos novos no processo seletivo, deve ser acrescentada documentação comprobatória de forma de sustento no país (cópia da carta de manutenção entregue na Polícia Federal ou declaração de forma de sustento no país). Consulte o link candidatos estrangeiros




Modelo das Declarações


A fim de facilitar e uniformizar as declarações necessárias para o Processo Seletivo, estão disponíveis dois modelos de declaração:
Declaração atualizada de bens: deve sempre ser assinada pelo membro responsável pelo grupo familiar (declaração atualizada de bens);
Declaração de documentos gerais: pode ser usada para todas as demais declarações necessárias ao Processo Seletivo (declaração geral de documentos).


Consulte ou imprima os modelos disponíveis para facilitar e agilizar a entrega dos documentos:


Declaração Geral de Documentos.
Declaração atualizada de Bens.




Se persistirem dúvidas, entrem em contato por e-mail através de “Contatos: E-mails institucionais”. No campo “assunto”, indique “Processo Seletivo Bolsas-Auxílio”.