Passei, e agora?


Você conquistou um lugar em uma das melhores faculdades do país! Depois de todo esforço, noites mal dormidas, de tantas provas, finalmente você pode curtir essa mais que merecida vitória!

Início das aulas propriamente ditas

Pois é, agora que os estudos começaram de verdade é normal ficar um pouco perdido quanto ao ritmo e à maneira que as coisas acontecem na faculdade, que é bastante diferente do colégio. Consulte suas matrículas, e horários e locais de aulas no site da DAC, www.dac.unicamp.br, e lá é bem provável que você fique um pouco perdido com tantas siglas. As salas de aula são definidas por uma sigla de letras e números, cujas letras se referem ao prédio e o número ao número da sala. Por exemplo, CB17 se refere à sala do ciclo básico I de número 17.

Importante: na graduação da Unicamp as matérias são semestrais, portanto não se esqueça de fazer sua rematrícula para o segundo semestre assim que o primeiro acabar! Consulte sempre os calendários da DAC.

Período das aulas

Como você já deve ter lido quando estava se informando sobre os cursos da Unicamp na época do vestibular, os cursos podem ser diurnos, matutinos, vespertinos, integrais ou noturnos. Mas mesmo em um curso que ocupe apenas um período do dia é comum ter que passar um dia inteiro na Unicamp, e os motivos para isso são diversos, tais como estágios, iniciações, monitorias, estudos entre diversas outras atividades acadêmicas.

Onde comer?

O que não falta na Unicamp são cantinas e restaurantes, nas quais você pode encontrar diversos tipos de comida aos mais variados preços, cada faculdade ou instituto tem a sua. Uma opção bem legal para o estudante são os Restaurantes Universitários, também conhecidos como "Bandejão", nos quais os alunos tem acesso a uma alimentação nutricionalmente alanceada por apenas 2 reais. Para isso basta pegar seu RA (registro acadêmico), ou para os novos alunos o RA provisório (que foi ou será entregue no dia da confirmação) e carregá-lo no posto do Restaurante Universitário com o valor da refeição. Para entrar no restaurante basta passar o cartão pela catraca que o valor da refeição é descontado do cartão.

Trote da Cidadania, participe!

Além de realizar uma recepção calorosa e cidadã dos calouros da UNICAMP, durante o ano inteiro são realizadas atividades para proporcionar à comunidade acadêmica atitudes de continuidade que reforçam os temas propostos durante a semana de recepção. Durante a semana do TROTE, além de haver integração entre alunos dos diversos cursos participantes, são trabalhados alguns conceitos e práticas do consumo consciente, bem como realizamos visitas a diversas entidades da região.


O Dia-a-dia no Campus
O dia a dia na universidade, serviços dos quais você pode precisar

Prefeitura do Campus

No site da Prefeitura da Unicamp encontram-se informações importantes sobre:
• alimentação (restaurantes universitários, cardápio do dia)
• transporte (linhas de ônibus e seus horários)
• cadastro de veículos
• circular interno (horários e itinerários)



Sistema de Bibliotecas Unicamp

No site do SBU - Sistemas de Bibliotecas da Unicamp é possível pesquisar o acervo da Unicamp, consultar as bibliotecas, pesquisar por livros disponíveis, teses, periódicos, renovar empréstimos de livros entre outros serviços.



Telefonia

Diretório de ramais de toda a Unicamp, dispondo de busca por pessoa, unidade e departamento.



Bancos e Correio

Listagem dos bancos e agência de correios do campus, seus respectivos endereços e telefones
www.unicamp.br/unicamp/servicos/infra/ servicos_infra_bancos_correios.html
Ou se preferir, você pode conferir onde eles ficam fazendo download do mapa da Unicamp.


Vida Acadêmica

DAC

Acesse o GDE, o Facebook da Unicamp!
A DAC é o principal meio de contato do aluno para informações sobre informações da administração acadêmica, emissão de documentos, matrículas, caderno de horários, calendário do semestre, entre diversos outros serviços. Por meio do site pode ser realizada matricula (que na Unicamp deve ser feita todo semestre), alteração de matricula, consultas, acesso ao e-mail institucional e etc



Extensão

Site da pró-reitoria de extensão e assuntos universitários, centralizando os diversos projetos de extensão da Unicamp



Empresas Juniores

As empresas juniores são firmas de consultoria responsáveis pelo desenvolvimento de projetos e pesquisas nas mais diversas áreas, que se diferencia das demais por ser composta unicamente por alunos. São os alunos os responsáveis por todo o setor técnico e administrativo das empresas, lidando desde a elaboração de contratos até a execução de projetos.



Serviços

Site da Unicamp, lista de serviços tais como: administração, unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos, áreas de saúde, bibliotecas, entidades representativas e empresas instaladas na Unicamp, entre outros serviços.



CORI

A CORI - Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp - tem como missão assessorar a universidade na realização das atividades de cooperação internacional.

Assistência Estudantil

SAE

O SAE - Serviço de Apoio ao Estudante - principal órgão de apoio ao estudante na Unicamp, atua em várias frentes de assistência estudantil. Esta se dá por meio do gerenciamento de Bolsas-Auxílio; Orientações Educacional, Jurídica e Psicológica; Assistência Social; Apoio a projetos acadêmicos e sociais; Programa de Intercâmbio de Estudantes no Exterior. O SAE é o órgão responsável pela gestão de Estágios na Universidade.


CECOM

Atendimento médico, enfermagem, odontológico, saúde mental e fisioterápico. O atendimento ligado às questões de saúde é gratuito, oferecido aos alunos, funcionários, e docentes.



SAPPE

O sappe é um órgão destinado a oferecer atendimento psicológico individual, grupal e relacional, alem de atendimento psiquiátrico quando necessário. O aluno também pode contar com o Pronto Atendimento Psicológico, uma abordagem de caráter emergencial realizada em uma única sessão.



GRAPEME

O GRAPEME é um grupo de apoio psicopedagógico ao estudante de Medicina, Enfermagem e fonoaudiologia.
Em sua composição, dispõe de três profissionais contratados pela FCM, sem vínculos com qualquer Departamento da Faculdade.
O objetivo do GRAPEME é auxiliar o aluno no aspecto emocional, durante as diferentes etapas do curso médico e de enfermagem e fonoaudiologia.


Viva Mais

Programa cujo objetivo básico é promover uma nova cultura em relação ao uso de substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas) dentro dos campi da Unicamp.



MEXA-SE - Programa de Convivência e Atividade Física

O objetivo deste programa é disseminar informações de caráter preventivo e promover a saúde através da prática de atividades físicas junto à comunidade da Unicamp. Inscreva-se para participar do programa enviando seus dados por formulário eletrônico e entregando a ficha de inscrição na Estação de Atividade na Praça das Bandeiras, onde será aferida sua pressão arterial, IMC e preenchimento de Anamnese. Após este encaminhamento, você receberá orientações sobre a atividade física que melhor se adéqua ao seu perfil.


Programa de Moradia Estudantil

Programa de moradia estudantil aos estudantes menos favorecidos sócio-economicamente. A seleção de bolsas moradia é feita pelo SAE. A missão da Moradia é "possibilitar uma moradia de qualidade aos estudantes menos favorecidos sócio-economicamente, proporcionando um espaço de: convivência, discussão e reflexão; produção e divulgação de saberes culturais e científicos; integração com a comunidade interna e externa".

Bolsa-Trabalho – Bolsa-Alimentação - Bolsa-Transporte - Bolsa-Emergência

O processo seletivo anual, aberto aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação (strictu sensu), possibilita a concessão de diversas bolsas-auxílio. Os alunos da Unicamp podem usufruir destes auxílios, ao serem contemplados no processo seletivo realizado pelo Serviço Social do SAE, levando-se em consideração os critérios socioeconômicos. Para participar do processo seletivo, verifique o calendário de inscrição no site do SAE, www.sae.unicamp.br.



Bolsa-Pesquisa Empresa

Tem o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa de interesse tripartite (professor orientador, empresa e aluno, de graduação e pósgraduação).



Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Bolsa-Pesquisa Unicamp

Em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o SAE promove auxílios de bolsas de Iniciação Científica, com o objetivo de incentivar os estudantes de graduação a participarem de atividades de pesquisa, sob orientação de um professor do Curso. Uma vez ao ano, acontece o Congresso de Iniciação Científica, no Ginásio de Esportes da Unicamp, sendo que no ano de 2009 foram apresentados 1.072 trabalhos, com excelente nível de pesquisa e visitação pública. Durante o Congresso, uma comissão composta por docentes renomados avaliam e escolhem os 45 melhores trabalhos para premiação. Veja mais informações no site, www.prp.unicamp.br/pibic.



Estágios e Empregos

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) é responsável pela gestão de estágios na Unicamp. O Setor de Estágios e Empregos do SAE possui um programa completo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de experiências no mercado de trabalho, facilitando as relações entre os coordenadores de Curso, as organizações e agentes de integração, de forma a viabilizar os estágios dos alunos da Unicamp, preparando-os para o ingresso na vida profissional. Através de sistema on-line, as empresas, organizações e agentes de integração podem se cadastrar para divulgar suas vagas e visualizar os currículos dos alunos. Por sua vez, os alunos da Unicamp também podem se cadastrar no banco de oportunidades para divulgar seu currículo e consultar as vagas oferecidas por empresas.
Durante o decorrer do ano, o SAE organiza vários Ciclos de Palestras temáticos, sempre com o objetivo de preparar os alunos para o trabalho profissional e a interação social.


Centro de Ensino de Línguas – CEL

O Centro de Ensino de Línguas é o órgão responsável por ministrar as disciplinas de línguas da universidade, tendo como missão contribuir para a formação do aluno através do ensino das línguas estrangeiras, atendendo, prioritariamente, ao currículo de graduação da Unicamp; promover a formação de cidadãos e profissionais críticos e atuantes em um mundo pluricultural e plurilíngue. A abordagem de ensino do CEL é orientada pelo respeito à diversidade linguística, cultural e humana e visa à promoção da compreensão mútua e a boa convivência dela decorrentes. O CEL conta atualmente com docentes atuando nas áreas de Alemão, Espanhol, Francês, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Português para Estrangeiros e Russo.



Adote a cidadania! Denuncie abusos

Na Unicamp o trote é desencorajado, e se você sofrer algum tipo de trote violento é se direito denunciar! Qualquer denúncia de abuso quanto ao trote pode ser feita diretamente às Coordenadorias de Graduação, ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Pró-Reitoria de Graduação (PRG), à Comissão do Trote da Cidadania e ao vigilante mais próximo da ocorrência Contatos para Denúncia de Trote Violento
SAE – Ouvidoria do Calouro: Fone: 3521-7007


Cultura no Campus


SAE Ação cultural

As manifestações artísticas, em todas as suas formas são concretizadas e apoiadas pelo SAE, através da Ação Cultural. Uma programação extensa no calendário anual contempla o MusiSAE, DanSAE, CenaSAE e PoeSAE, com presença marcante nos eventos da universidade. A participação de alunos das Artes é o foco, embora os projetos sejam abertos aos demais alunos artistas de outros Cursos da Unicamp.
Interessados em participar favor entrar em contato com saeacaocultural@yahoo.com.br.



Espaço Cultural Casa do Lago



Espaço cultural localizado dentro do campus de Campinas da Unicamp, e possui sala de cinema, sala multiuso e sala de exposições.
Confira a programação em: http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago


Dicas sobre Campinas e Barão
atrações culturais, eventos, serviços, aonde ir e o que fazer


Portal Barão Geraldo

O Portal Barão Geraldo, um site de busca desenvolvido para oferecer ao usuário um espaço onde ele tenha condições de interagir e encontrar o que está buscando, uma espécie de facilitador de serviços e conteúdo.
É também um site de premiação e interatividade, nas seções Classificados e Promoções, toda a comunidade pode participar sem custo nenhum.
Sempre atualizado com notícias e reportagens, o site possui novidades e fotos dos principais eventos da região.

Prefeitura de Campinas

Site com informações sobre atrações culturais, eventos, serviços, solicitação de obras, limpeza urbana, rede de água e esgoto, entre outros.

Cinemas de Campinas

Box Cinemas 
Campinas Shopping - Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago
Tel: (19) 3227-7799

Cine Galleria 
Galleria Shopping - Rod. D. Pedro I, Km. 131,5
Tel: (19) 4005-9040


Cine Jaraguá 
Shopping Jaraguá Brasil - Avenida Brasil, 590
Tel: (19) 3242-1527

Cinemark 
Shopping Iguatemi - Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina
Tel: (19) 3251-1122

Kinoplex 
Shopping Dom Pedro - Rod. D. Pedro I, Km. 137
Tel: (19) 3756-7499

Cine Paradiso 
Rua Barão de Jaguara, 936 (galeria Barão Velha)
Tel: (19) 3234-4741

Cine Unimart
Shopping Unimart - Av. John Boyd Dunlop, 350
Tel: (19) 3241-9529

Teatros de Campinas

Teatro de Arena 
(Centro de Convivência Cultural)
Praça Imprensa Fluminense s/nº - Cambuí
Fone: (19) 3232-6225

Teatro de Arte e Ofício 
Rua Conselheiro Antônio Prado, 529 - Vila Nova
Tel: (19) 3241-7217

Barracão Teatro 
Rua Eduardo Modesto, 128 - Vila Santa Isabel
Tel: (19) 3289-4275

Auditório Beethoven (Concha Acústica) 
Av. Heitor Penteado, s/nº - Portão 2 - Lagoa do Taquaral
Tel: (19) 3256-9959

Teatro José de Castro Mendes. 
Praça Corrêa de Lemos, s/nº - Vila Industrial
Tel: (19) 3272-9359

Teatro Interno Luiz Otávio Burnier 
(Centro de Convivência Cultural)
Praça Imprensa Fluminense, s/nº - Cambuí
Tel: (19) 3232-6225

Teatro Infantil Carlos Maia 
Rua Cel. Quirino, 2 - Bosque dos Jequitibás
Tel: (19) 3231-8795

Espaços Culturais
Centro Cultural Círculo Militar 
Av. getúlio Vargas, 200 - Jd Chapadão
Tel: (19) 3241-0046

Centro de Comunicação e Artes 
Rua Antonio Augusto de Alemida, 517 - Barão Geraldo

Companhia Sarau 
Rua José Martins, 1899 - Barão Geraldo

Confraria da Dança 
Rua 1° de Março, 497 - Guanabara

Conservatória Carlos Gomes 
Rua Antonio Lapa, 110 - Cambuí
Tel: (19) 3253-0375

Espaço Cultural Banco Itaú 
Av. Moraes Salles, 1373 - Cambuí

Espaço Cultural CPFL 
R. Jorge Figueiredo Corrêa, 1632
http://www.cpflcultura.com.br
Tel: (19) 3756-8000

Espaço Cultural da Cultura Inglesa 
Rua Dr. Antonio da costa Carvalho, 480 - Cambuí
Tel: (19) 3255-8656

Espaço Cultural da FNAC 
Shopping Dom Pedro - Av. Projetada Leste, 500 - Sante Genebra

Sesc Campinas 
Rua Dom José I, 270 - Bomfim
Tel: (19) 3737-1515

Sesi Amoreiras
Av Amoreiras, 450 - Parque Itália
Tel: (19) 3772-4168

Museus de Campinas


Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pance 
Avenida Benjamin Constant, 1.633 - Centro
Tel: (19) 3236-4716.
Horário de funcionamento: aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 17h; sábados e domingos, das 11 às 18h. Agendamento de visitas monitoradas e curso para docentes, dentro do projeto Macquinho, pelo telefone (19) 3735-0346

Museu Carlos Gomes 
Rua Bemardino de Campos, 989 - Centro
Tel: 3231-2567
Seu acervo reune objetos pessoais, peças diversas, o piano e instrumentos do compositor Carlos Gomes, que projetou Campinas, no cenário mundial. Tem como finalidade preservar a vida e a obra da família, que deu início ao ensino da mùsica na cidade.

Museu da Cidade 
Av. Andrade Neves, 33 - Centro
Tel: 3231-3387
Horário de Funcionamento: 9h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00, de Terça a Domingo
Realiza exposições temporárias, dispõe de uma biblioteca sobre a história de Campinas e de um banco de dados sobre família, instituições e patrimônio. Realiza também turismo ao centro histórico de Campinas.

Museu do Café 
Avenida Heitor Penteado, 2145, Lago do Café
Tel: (19) 3296-1104
Horário de Funcionamento: Das 10:00 as 18:00h, de Terça a Domingo.
Monitoria para grupos com agendamento prévio

Museu Dinâmico de Ciências
Av. Heitor Penteado, s/nº- Parque Portugal (Lagoa do Taquaral)
Tels: (19) 3255-1123, 3252-2598 e 3294-5596
Horário de funcionamento: domingo das 15h30 às 17h, de 2ª a 6ª sob agendamento escolar

Museu de História Natural e Aquário Municipal 
Bosque dos Jequitibás
Rua Coronel Quirino, 2
Tels: (19) 3295-5850 e 3251-1989
Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados das 9 às 12h e das 13 às 17h45
Ingresso: R$1,00 válido para o Museu de História Natural e Aquário Municipal.

Museu da Imagem e do Som
Palácio dos Azulejos
Rua Regente Feijó, 859 - Centro
Tel: (19) 3735-0806
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 9 às 17h

Outros lugares para conhecer

Lagoa do Taquaral



Av. Heitor Penteado, 1671 - Taquaral - Fone: 3256-9959.
A área popularmente conhecida como “Lagoa do Taquaral” constitui-se um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. Integrada no passado à histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem esta área foram transformados em Parque no ano de 1972, após aquisição pela Prefeitura Municipal das terras da família Alves de Lima. Destinado ao lazer, a “Lagoa do Taquaral” reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima (com pesca permitida nos finais de semana e feriados) que oferece o uso de pedalinhos, visita a uma réplica exata da Caravela Anunciação (nau que trouxe Pedro Álvares Cabral às terras Brasileiras, com 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura, seis velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro) e espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora (nos finais de semana). Já na extensa área verde que rodeia a lagoa principal, encontram-se bosques destinados a piquenique; viveiros de pássaros; área com aparelhos de ginástica; dois playgrounds, lanchonete, sanitários e um percurso de 3 km de bondinhos (os mesmos que serviram Campinas até 1968). Entre os equipamentos culturais, o Parque Portugal/ Lagoa do Taquaral oferece a Concha Acústica - Auditório Beethoven (com capacidade para 2.000 pessoas); o Museu Dinâmico de Ciência; o Planetário; o relógio solar; o Centro de Vivência dos Idosos (no antigo Ginásio de Bocha) e a "Esplanada das Bandeiras" (praça destinada a eventos cívicos e culturais). Entre os equipamentos esportivos, encontram-se o Ginásio de Esportes “Alberto Jordano Ribeiro” (com quadra de vôlei e basquete); o Balneário Municipal (com três piscinas abertas ao público), uma pista de cooper com extensão de 2.800 m; o kartódromo “Afrânio Ferreira Jr.” (com pista de 800m e curvas sinuosas que atende exigências da Federação Paulista de Automobilismo); uma pista de aeromodelismo; uma ciclovia de aproximadamente 5km; uma pista de patinação (também usada para aulas gratuitas de aeróbica) e 16 quadras poliesportivas.



Largo do Rosário

Praça Visconde de Indaiatuba
Era conhecida como "Pátio do Rosário" devido à Igreja do Rosário, ali existente desde 1817. Sempre foi um local de festividades, como as cavalhadas e solenidades públicas, como as festas em homenagem ao imperador Dom Pedro II em suas visitas a Campinas em 1848, 1875 e 1878. Joaquim Bonifácio do Amaral, o Visconde de Indaiatuba, construiu nas proximidades, um sobrado imponente, onde hospedou o imperador nas suas visitas de 1875 e 1878.
A denominação de "Praça Visconde de Indaiatuba" ocorreu em 31 de janeiro de 1887 em homenagem a um dos fundadores do Colégio Culto a Ciência.O largo era um ponto de tílburis (antigos carros puxados por um cavalo) e local de grande circulação.
Em 1854 a Câmara Municipal determinava ser o Pátio do Rosário local de feiras livres. Foi na segunda metade do século XIX que a praça ganhou um projeto paisagístico, com a plantação de árvores e construção de um jardim que depois foram arrancadas para dar lugar ao busto de Campos Sales, mais tarde removido para o início da avenida com seu nome.
Em 1956 o plano de urbanização de Prestes Maia previu o alargamento da Avenida Francisco Glicério resultando na demolição da Igreja do Rosário. Durante toda a sua existência o Largo do Rosário foi alvo de muitas modificações, mas sempre foi e continua sendo um dos principais pontos de reunião do centro da cidade.


Praça Carlos Gomes





Av. Irmã Serafina - Centro
O local recebeu o nome de Carlos Gomes em 1.880, mas era utilizado na época por lavadeiras que estendiam roupas pelo capinzal depois de lavá-las no chafariz da praça. Ainda hoje é uma das áreas de lazer no Centro de Campinas.
Em 1.883, foram compradas 100 palmeiras imperiais e plantadas ao redor da praça. Em 1.914, foi realizado o nivelamento e ajardinamento, bem como a construção do coreto. Começaram os primeiros concertos populares de bandas e ficou sendo o lugar preferido das famílias de Campinas.
Há no jardim dois monumentos. Um faz homenagem à Rui Barbosa e outro, à Thomás Alves. O primeiro é feito em bronze sobre pedestal de granito rosa. É uma obra do escultor italiano Ettore Ximenes.
Já o de Thomás Alves é monumento de granito rosa, onde figura um pórtico ou exedra, tendo o busto em bronze do homenageado e mais três alegorias que representam respectivamente, a cidade de Campinas, a Medicina e a Gratidão. A obra é do escultor Marcelino Velez.


Torre do CasteloTorre do Castelo



Praça 23 de outubro, s/nº - Jardim Chapadão
Agendamento para visitas (19) 3735-5158 / 3735-5065 / 3735-5173
Horário de funcionamento: Sábados e domingos das 16h às 20h
O "Castelo d´água", inicialmente assim chamado, foi criado para abastecer os bairros que se formavam na região norte. A torre de 27 metros de altura foi erguida em um dos extremos da triangulação geodésica, ponto estratégico para o desenvolvimento urbano da cidade definida pelo Plano de Melhoramentos de Campinas, conhecido como Plano Prestes Maia, de 1938.
O prédio foi construído entre 1936 e 1940 com capacidade para 250 mil litros de água e com encanamentos de ferro fundido (importados da França) e seis janelas, de onde é possível ter uma visão em 360 graus da cidade. O terreno escolhido para a construção foi a praça circular do Jardim Chapadão, de onde partia uma das avenidas centrais da nova cidade, a Andrade Neves.
Em 1972, a Torre foi reformada para abrigar uma sala circular e nova urbanização da praça. Em 1991, o prédio recebeu novas alterações para a instalação do Museu Histórico da Sanasa. Já em 1998, o edifício e a praça passaram por uma grande restauração para devolver as características do início da década de 1940. No ano de 2001 foi instalada em seu interior a Rádio Educativa de Campinas.
Do alto da Torre do Castelo, podemos conhecer e compreender a cidade de maneira profunda, mergulhar na sua diversidade e aprender com a imensa riqueza cultural e histórica de Campinas.
Dentro do Projeto "Conheça Campinas", a Torre está aberta ao público para visitas monitoradas, aos sábados e domingos.


Mata Santa Genebra

Rodovia Campinas - Paulínia (SP332)
A Reserva Florestal doada à cidade de Campinas é um resquício de Mata Atlântica composto por 660 espécies vegetais e 885 espécies animais, numa área de 251 hectares. Administrada pela fundação José Pedro de Oliveira, a Reserva Florestal de Santa Genebra foi declarada ARIE - Área de Relevante Interesse Ecológico pelo Governo Federal em 1985, tendo sido tombada em 1983 pelo Condephatt (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) em 1992 tem acesso restrito a pesquisadores e à educação ambiental monitorada.
A Fundação desenvolve projetos visando a preservação da área e envolve a comunidade através da educação ambiental voltada para alunos das escolas da rede pública e privada, bem como instituições e entidades.
Instalado em uma área de 3 mil metros quadrados, o Borboletário é um complexo composto por um viveiro de borboletas, uma casa de criação, um jardim e um pequeno viveiro de plantas utilizadas para a alimentação das lagartas, permitindo a criação e monitoramento das mais de 600 espécies existentes no local. Essa abundância é justificada pela biodiversidade existente na Reserva.
O Viveiro conta atualmente com mais de 3.000 mudas de espécies nativas e o projeto de reflorestamento desenvolve um trabalho de recuperação das áreas degradadas.
As visitas monitoradas acontecem no último sábado de cada mês às 9h e às 10h30. A entrada é franca e é obrigatório o uso de calça comprida e calçado fechado.


Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini
Serra das Cabras, s/nº - Distrito de Joaquim Egídio, Telefone: (19) 3298-6566
Correspondência: Rua José Inácio, 14, Centro - CEP 13108-006 - Distrito de Joaquim Egídio
Horário de funcionamento: domingo das 17 às 21h (aberto ao público)
O Observatório Municipal de Campinas foi inaugurado em 15 de janeiro de 1977, sendo o primeiro no gênero a ser implantado no País. Além das atividades de pesquisa e observacional inerentes a um observatório astronômico, desenvolve ações voltadas para o processo de divulgação com o público em geral e educativa, atendendo estudantes de todos os níveis.
Em 1992, ao seu nome foi acrescentado Jean Nicolini (1922-1991), em memória ao grande entusiasta da divulgação da ciência astronômica no Brasil e fundador da sociedade civil Observatório do Capricórnio, entidade parceira que utiliza o espaço físico do Observatório Municipal para atuação conjunta.
O Observatório está localizado na seguinte posição geográfica:
Latitude: -22º53’200”S, Longitude: 47º04’39” W, Altitude: 1050m

Acervo: O Observatório possui mobiliários e instrumental do poder público. No que diz respeito ao instrumental, seu maior telescópio e o primeiro a ser instalado no Observatório, é o telescópio americano refletor de 600mm de abertura Marca Group 137, modelo Cassegrain. Um telescópio Newtoniano Mead de 250mm.
Acervo de doação astronômico Alfredo Leal Viera da Costa: uma luneta inglesa, objetiva de 70mm de abertura, marca Troughton & Simms, com uma caixa com oculares e acessórios; uma luneta alemã, marca Carl Zeiss, objetiva de 110mm abertura, com tripé de campanha dobrável com movimentos lentos horizontal e vertical, com diversas oculares e acessórios.
A par disto cabe mencionar dois grandes instrumentos do Governo Federal sob nossa responsabilidade para uso: um Astrógrafo Carl Zeiss, 400/2000mm, o maior do país e o telescópio refletor Carl Zeiss de 500 mm de abertura, modelo Cassegrain. Exemplares de livros, revistas e boletins astronômicos, recortes de jornais e fotografias (nada catalogado) da história e memória do observatório.


Associação Atlética Ponte Preta




Guarani Futebol Clube

Site Oficial: www.guaranifc.com.br